Sinal analógico de TV é desligado em Governador Valadares

0
94
FOTO: Divulgação

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 de ontem, 9 de janeiro, o sinal analógico de TV foi desligado em Governador Valadares, Alpercata e Periquito. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV), liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários. “A receptividade da população desde a gestão pública, das comunidades e de todos os parceiros foi de grande importância para o desenvolvimento do trabalho”, disse Ailton Gobira, gerente regional da Seja Digital.

A entidade realizou um trabalho de mobilização da população das três cidades. Cerca de 120 pessoas, entre agentes de saúde, servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de escolas, foram capacitados para o atendimento ao público.

Segundo a coordenadora local da Seja Digital, Amanda Queiroz, o trabalho foi desenvolvido de forma conjunta. “Começamos com uma equipe pequena e a ampliamos ao longo do tempo para conseguir chegar de maneira mais eficaz às famílias que precisavam ser atendidas”, lembra. Para os trabalhos nas três cidades, a Seja Digital capacitou 9 mobilizadores e 18 antenistas. Destes, 4 mobilizadores e 6 antenistas trabalharam fazendo o serviço de porta a porta: informando, tirando dúvidas, agendando e instalando kits digitais retirados.

Quem teve felicidade dobrada foi a dona de casa Adriana Ferreira dos Santos, 46. Moradora do bairro Jardim do Trevo, ela retirou o kit gratuito, inscreveu-se na promoção Instalação Premiada e concorreu ao prêmio de R$ 2 mil em cartão pré-pago. Adriana foi a primeira contemplada no sorteio da região. “Antes, a gente só tinha três canais de TV e o sinal era muito ruim”, diz Adriana. “Agora, com o sinal digital, temos seis canais, a imagem ficou uma maravilha e ainda tive a sorte de ganhar esse prêmio.”

Distribuição de kits gratuitos

Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 44 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso ao sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo o suporte necessário, mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits de TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios tiveram o sinal analógico desligado até o momento.