Projeto Salas Verdes e o Parque Natural de Governador Valadares

0
136

O Projeto Salas Verdes, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental. A dimensão básica de qualquer Sala Verde é a disponibilização e a democratização da informação ambiental e a busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço que, além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade. Tal espaço possibilita a consulta e a troca de informações, a discussão e a reflexão destas para a promoção de ações participativas, formando cidadãos mais conscientes, estimulados e dedicados na construção de uma sociedade mais sustentável.

O Projeto Salas Verdes foi inicialmente concebido com foco considerável no caráter biblioteca verde que esses espaços podem assumir, e a partir do desenvolvimento e da evolução do projeto foi possível visualizar as Salas Verdes como espaços com múltiplas potencialidades, que, além da disponibilização e democratização do acesso às informações, podem desenvolver atividades diversas de educação ambiental, como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões, campanhas etc. O projeto vem ao encontro dos objetivos e finalidades socioambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares, contribuindo para o processo de gestão contínua da entidade, orientado pelos objetivos e princípios educacionais do grupo.

Diante disso, a prefeitura de Governador Valadares implantou uma Sala Verde no Parque Natural Municipal, dando continuidade aos seus projetos de educação ambiental com a região, contribuindo, dessa forma, para a promoção dos nossos objetivos e também da necessidade do fortalecimento da conscientização ambiental e da busca por um modelo de desenvolvimento que compatibilizasse crescimento econômico com questões sociais e ambientais.

O Parque Natural Municipal de Governador Valadares é uma Unidade de Conservação criada pela Prefeitura em parceria com a Vale. Com 403 mil m² às margens do Rio Doce, o Parque, além de proteger os remanescentes da Mata Atlântica, é um espaço para pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico. Em média, cerca de nove mil pessoas visitam o parque por mês, tendo a oportunidade de conhecer um pouquinho do que restou da Mata Atlântica do município. Na área do parque é possível encontrar 55 espécies vegetais. Destas, 24 são nativas, 14 exóticas, 12 herbáceas e 5 trepadeiras. Entre os animais identificados pela direção do parque estão: capivara, tatu, macaco, sagui, quati, gambá, lagarto tiú, cobras (coral, jararaca, verde), esquilos e pássaros (sabiá, bem-te-vi, anu-preto, anu-branco, maritaca).

O Parque, além de proteger os remanescentes da Mata Atlântica, é um espaço para pesquisas científicas. Recebe também estudantes do ensino médio e fundamental junto aos educadores da rede pública de ensino com atividades de educação ambiental, recreação e turismo ecológico. O mundo desperta para um novo momento e a sociedade começa a atentar para a necessidade de, além de fazer um esforço para melhorar a qualidade ambiental e instrumentalizar aquele que preserva o meio ambiente, usar a tecnologia de informação para reduzir os impactos ambientais. Torna-se de fundamental importância atuar pela via da educação ambiental, potencializando e estimulando as populações na direção da implementação de transformações sociais, políticas, ambientais, econômicas, culturais, éticas, nas realidades onde essas pessoas se encontram inseridas.

Marcelo de Aquino Brito Lima | Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares