Contratação de estagiários cresce em Minas, mas Valadares fechou o mês de novembro com queda

0
21

O ano de 2019 chegou trazendo expectativas de conquistas pessoais, inclusive uma vaga de estágio. Considerada uma das principais portas de entrada no mercado de trabalho, a atividade de estágio é um importante passo para que os estudantes universitários ou de cursos técnicos possam aliar a teoria da sala de aula com a prática do dia a dia empresarial. De acordo com o último levantamento feito pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), após um período de instabilidade, devido à crise econômica, o ano de 2018 se encerrou com crescimento de 7,82% nas vagas de estágio.

O levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) mostra que em novembro foram registrados 12.192 estudantes em estágios em todo o Estado, contra 11.308 no mesmo período de 2017, um crescimento de 7,82%. Em relação a outubro, a expansão foi de 0,24%. No entanto, a unidade regional Leste de Minas do CIEE/MG, instalada em Governador Valadares, encerrou novembro com 1.502 estagiários, ante 1.518 do mesmo mês do ano anterior, uma queda de 1,05%. Em relação a outubro, a retração foi de 0,66%. Os cursos do ensino superior com maiores demandas por vagas em Valadares são administração, ciências contábeis, direito, comunicação social, ciência da computação e engenharias. Para o ensino médio, as maiores demandas são para os cursos técnicos de administração, logística, enfermagem e informática.

BRASIL

Em nível nacional, as esperanças por uma vaga de estágio também aumentaram. Pelo menos é o que esperam 81% dos estudantes que responderam a uma pesquisa realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) entre os dias 14 de dezembro de 2018 e 3 de janeiro de 2019.Dentre os entrevistados, apenas 11% não acreditam que conseguirão a tão sonhada vaga, enquanto 8% responderam que já estão estagiando, índice que mostra o quanto o mundo do trabalho está concorrido entre os estudantes.Mas o levantamento, que contou com mais de 37 mil respostas em todo o país, apontou que os jovens estão com grandes expectativas em relação a 2019. Ao menos 88% deles acreditam que o novo ano será melhor, em comparação com 2018, 4,5% acreditam que ficará igual e 7,4% dizem que será pior.

Para participar do processo de estágio no CIEE em Governador Valadares os alunos precisam estar matriculados e frequentes no ensino médio, até o ensino superior, a partir dos 16 anos completos. Eles serão alocados em empresas, órgãos públicos e instituições em geral que precisem de mão de obra e pretendam ensinar uma profissão. Os estudantes interessados podem acessar nosso site www.cieemg.org.br e realizar a inscrição ou ligar para o número (33) 3271 2817. 

por Eduardo Lima eduardolima.drd@gmail.com