Construção do prédio da UFJF-GV no bairro Santa Rita começa na próxima 2ª-feira

0
546
UFJF recebe chaves do antigo imóvel onde funcionava a FAGV. FOTO; Divulgação

Terá início na próxima segunda-feira, 4 de fevereiro, a construção do novo prédio dos cursos de Farmácia e Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF-GV). O imóvel, no bairro Santa Rita, terá 2.895,96m² e contemplará a Farmácia Universitária, a Clínica Escola de Nutrição, laboratórios de ensino, salas de aula e ambientes de apoio aos usuários.

Na última terça-feira, 29, a equipe de infraestrutura da UFJF-GV se reuniu com os profissionais da Construtora Única, vencedora da licitação, para planejar as atividades. “Foram feitos esclarecimentos das obrigações contratuais, apresentação da equipe técnica responsável pelos projetos e fiscalização da obra por parte da UFJF, bem como da equipe técnica responsável pela execução da obra por parte da contratada. Além disso, foram tiradas dúvidas quanto aos itens do contrato e realizada a entrega do projeto executivo e demais documentos pertinentes para a correta execução dos serviços”, destacou Sara La-Gatta Martins, arquiteta da UFJF-GV e gestora do contrato.

O prazo de término da obra é de 18 meses. A primeira etapa consiste na limpeza do terreno e construção do barracão de obras e dos demais ambientes de suporte aos funcionários da construtora.

Demanda antiga da comunidade acadêmica, a construção do imóvel é fruto de um trabalho conjunto de diversos setores da universidade. “Representa a concretização do primeiro projeto, cuja concepção arquitetônica foi desenvolvida pelas arquitetas da UFJF-GV com o envolvimento de toda a equipe de projetos atuando na fiscalização da execução dos projetos complementares. Destacamos a atuação da Gerência de Infraestrutura no apoio à comunicação com a equipe técnica do campus sede, que se dispôs a orientar na execução do projeto, já que tem experiência e atua nas obras e projetos realizados em Juiz de Fora. Contamos ainda com o apoio dos setores de Comunicação e Núcleo de Tecnologia da Informação na análise dos projetos licitados; e dos setores de Suprimentos e Contratos, nas fases de licitação e orientações de gestão e fiscalização dos contratos”, ressaltou Sara.

Para Peterson Andrade, diretor-geral do campus Governador Valadares, a obra no bairro Santa Rita representa a evolução de um longo trabalho para a consolidação da UFJF-GV. “Trata-se do resultado de um intenso esforço dos setores administrativos de GV e Proinfra do Campus Sede, junto aos departamentos do Instituto de Ciências da Vida. Nossa expectativa é de que as obras ocorram dentro do prazo previsto. Dessa forma, teremos melhores condições para as atividades de ensino, pesquisa e extensão com os cursos de graduação e pós-graduação que já estão em andamento. Tenho certeza de que esta obra contribuirá, e muito, para o desenvolvimento regional, formação de pessoas qualificadas e produção científica de ponta no município de Governador Valadares. Os avanços concretos para o desenvolvimento do Campus estão ocorrendo e isso nos motiva a manter e aprimorar o trabalho realizado até o momento”.

Vila Bretas

A direção geral do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu ontem, 1, as chaves do imóvel onde funcionava a Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), no Vila Bretas. O imóvel tem três andares e um subsolo com cerca de 20 salas de aulas, além de espaços administrativos.

O prédio foi adquirido, em juízo, por R$ 9,5 milhões, após uma negociação entre a Procuradoria da UFJF, a Procuradoria Seccional Federal em Governador Valadares da Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prédio fica localizado na rua José de Tassis, 350.